Visando obter o status de livre da aftosa, o Mato Grosso do Sul declarou 'guerra' na fronteira com Paraguai e Bolívia. A Seprotur (Secretaria de Produção e Turismo) reativou todas as barreiras fixas e móveis da Iagro (Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal).
A secretária de produção, Teresa Cristina Corrêa da Costa, disse que a meta é fiscalizar e coibir o trânsito de bovinos dos países vizinhos.
Visando obter o status de livre da aftosa, o Mato Grosso do Sul declarou ‘guerra’ na fronteira com Paraguai e Bolívia. A Seprotur (Secretaria de Produção e Turismo) reativou todas as barreiras fixas e móveis da Iagro (Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal).
A secretária de produção, Teresa Cristina Corrêa da Costa, disse que a meta é fiscalizar e coibir o trânsito de bovinos dos países vizinhos.
A operação conta com o apoio dos fiscais da Iagro, DOF (Departamento de Operações da Fronteira), Polícia Federal e Militar. Está sendo exigida documentação dos animais que transitam dentro do estado. Quem não apresentar terá o animal sacrificado e o proprietário será multado.
As políticas de defesa sanitária animal ganharam força com a apreensão pelo DOF, de 20 cabeças de gado paraguaio na região de Paranhos na sexta-feira (20). Os animais foram sacrificados.
“O Paraguai está fazendo a lição de casa”, disse Teresa Cristina, ressaltando o uso de brincos vermelhos para identificar o gado paraguaio. “Já a Bolívia preocupa por ter abandonado políticas de defesa sanitária animal”, reconheceu.
As declarações da secretária foram dadas em entrevista ao Bom Dia MS, da TV Morena.
As informações do Campo Grande News.
0 Comments
Esse é o caminho certo para que um dia possamos abrir as fronteiras.