O Grupo Especial de Atenção à Suspeita de Enfermidades Emergenciais ou Exóticas de Mato Grosso do Sul (Gease/MS) vai recomendar a liberação de comercialização de bovino para abate nos municípios de Japorã, Mundo Novo e Eldorado.
O Grupo Especial de Atenção à Suspeita de Enfermidades Emergenciais ou Exóticas de Mato Grosso do Sul (Gease/MS) vai recomendar a liberação de comercialização de bovino para abate nos municípios de Japorã, Mundo Novo e Eldorado (MS).
O grupo, formado por representantes do Mapa, Iagro/MS e iniciativa privada, definiu os procedimentos a ser adotados na região, após exames sorológicos apresentarem resultados reagentes para a febre aftosa. O Gease deve enviar ao Mapa um documento contendo as ações recomendadas para a região.
Entre as sugestões, os técnicos vão propor a intensificação da fiscalização e da vigilância sanitária nas propriedades com animais reagentes e a realização de novos exames de sorologia em bovinos no mês de outubro, mês que antecede a etapa estadual de vacinação de novembro.
O grupo recomendará a liberação das matanças dos animais localizados em Japorã, Mundo Novo e Eldorado nos frigoríficos da região para atender ao mercado interno. “Objetivamos incrementar as ações para liberação do gado da região, por meio de embarque acompanhado dos animais, transporte em caminhão lacrado, seguindo todas as normas de segurança sanitária desde o campo até os frigoríficos”, disse Elvio Cazola, chefe do serviço de sanidade agropecuária do Mapa. A notícia é de Marco Antônio Gehlen, para o Correio do Estado/MS.