Mercado da carne bovina em 2002 e 2003
14 de setembro de 2002
Norte-americanos poderão consumir leite e carne de animais clonados
17 de setembro de 2002

MS: Iagro descredencia veterinário

A Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (Iagro) cancelou na semana passada o cadastro de um dos 580 médicos veterinários inscritos em Mato Grosso do Sul para realizarem a vacinação de bovinos contra a brucelose no Programa Nacional de Controle e Erradicação da Brucelose e Tuberculose (PNCEBT).

O veterinário descadastrado deixou dez folhas de receitas assinadas em branco numa revenda veterinária de município do norte do Estado, o que representa grave transgressão às normas em vigor.

O programa, que entrou em vigor em 1o de julho, determina que a vacinação das fêmeas de três a oito meses de idade nas propriedades só poderá ser realizada sob a responsabilidade de médico veterinário cadastrado no Serviço de Defesa Sanitária Oficial de cada Estado. Já a venda de vacina contra a brucelose só será permitida mediante apresentação de receita emitida por médico veterinário que esteja cadastrado no Iagro.

De acordo com a coordenadora do PNCEBT no MS, Ilda Bottene, o veterinário foi julgado internamente pelo Iagro e teve sua inscrição no programa suspensa. O processo foi encaminhado ainda para apreciação do Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMV/MS) e, dependendo da avaliação, poderão ser determinadas outras penalidades. Já a revenda agropecuária onde estava o bloco de receita, foi autuada conforme a legislação pertinente e multada em 100 Uferms. Contudo, segundo a coordenadora do programa, a multa pode ser de até 400 Uferms. Além disso, em caso de reincidência, a revenda perderá o direito de comercializar vacinas contra a brucelose e inclusive outros produtos biológicos.

Em função das medidas tomadas após a denúncia, alguns veterinários da agência estão sendo ameaçados. Mesmo diante da situação, segundo Ilda, o Iagro está intensificando a fiscalização, pois existem outros casos de denúncias.

Fonte: Correio do Estado/MS, adaptado por Equipe BeefPoint

Os comentários estão encerrados.