Síntese agropecuária BM&F – 30/04/2006
30 de abril de 2006
A pecuária e o mercado de créditos de carbono
3 de maio de 2006

MS: Iagro já sacrificou 517 animais em Japorã

Segundo o superintendente federal de Agricultura José Antônio Felício, o Iagro sacrificou 517 bovinos até agora em seis propriedades na região de Japorã, onde foi detectado um novo foco de aftosa.

De acordo com Felício, numa primeira etapa, finalizada no domingo passado (23/04), foram abatidos 355 animais em quatro propriedades e no decorrer desta semana outras 162 cabeças de outras fazendas próximas da Fazenda Medianeira III foram sacrificadas. Apesar do aumento no volume de abates, o superintendente frisou que “não há mais qualquer tipo de suspeita de aftosa na região”.

A indenização ainda não foi definida. “Estamos esperando os relatórios das avaliações dos bovinos que estão sendo concluídos pelos técnicos do Iagro”, disse o superintendente. Segundo ele, ainda existe em caixa R$ 148 mil para indenizações, que serão complementados pelos governos federal e estadual. A expectativa é liberar as indenizações a partir dos próximos dias.

Nesta semana, o Iagro inicia a colocação de 1.060 animais sentinelas nas propriedades da região, com exceção das seis onde foram abatidos os bovinos do último foco, informou Marco Antônio Gehlen para o Correio do Estado/MS.

Os comentários estão encerrados.