Fenagro: Limousin rende bons negócios em Salvador
2 de dezembro de 2002
Programa de combate à raiva é lançado em MS
4 de dezembro de 2002

MS: Iagro recomenda vacinação contra raiva em Camapuã

A Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal do Mato Grosso do Sul (Iagro) está enviando uma nova equipe de técnicos para a região de Pontinha do Cocho, no município de Camapuã, onde foi detectado foco de raiva em quatro propriedades. A doença já matou 400 bovinos na região. O Iagro está em alerta e recomenda a vacinação dos bovinos em todas as propriedades da região, já que esta é a primeira vez que a raiva é detectada no município.

Diante da constatação da doença, o coordenador da área de raiva bovina do Iagro, médico veterinário Ademar Etiro Mori, destacou que desde a semana passada o órgão está reforçando a imunização dos bovinos nas propriedades, inclusive revacinando reses.

Além de fazer um levantamento detalhado do foco, a equipe realizará captura de morcegos e palestra de orientação aos produtores.

O foco de raiva bovina em Itahum também está sendo monitorado pelos veterinários do escritório regional do Iagro em Dourados. No local ainda não há registros de mortes, mas os procedimentos adotados preventivos são os mesmos de Camapuã.

Os dados oficiais mostram que no MS a raiva bovina já matou 436 animais, entre bovinos e eqüinos, somente este ano. “Mas isso são dados oficiais. Na verdade estimamos que a raiva mata em torno de dois mil animais por ano no Estado”, disse Mori. Pelos dados oficiais do Iagro, o Estado registrou em 2002, 84 focos de raiva bovina em 19 municípios.

Segundo ele, a vacina custa em média R$ 0,35 e pode ser encontrada por preço menores no mercado. “Com o preço de um bezerro o produtor consegue vacinar até mil animais”, comparou.

Fonte: Correio do Estado/MS (por Rosana Siqueira) e Campo Grande News (por Paulo Nonato de Souza), adaptado por Equipe BeefPoint

Os comentários estão encerrados.