Hoje, na Expogrande, acontece no recinto de leilões da Associação dos Criadores do Mato Grosso do Sul (Acrissul) o 18o Leilão Núcleo Brangus Centro-Oeste. O julgamento da raça começou ontem (03) com os animais de argola e prossegue hoje com os rústicos. À noite entram em pista para remate 30 touros e 20 matrizes da raça, além de 250 animais para corte, entre machos e fêmeas.
A qualidade dos animais da raça brangus que estarão à disposição no leilão foi garantida através de uma revisão prévia feita pelos técnicos da Associação Brasileira de Brangus (ABB). Eles buscaram em 19 rebanhos de Mato Grosso do Sul, São Paulo, Paraná e Goiás o que há de melhor na raça. O presidente do Núcleo Brangus Centro-Oeste, Mário Pompeo, disse que as exigentes normas estabelecidas pela ABB vêm promovendo profundas mudanças na seleção da raça.
Ele informou ainda que a obrigatoriedade dos selecionadores em incluírem seus animais em programa de melhoramento genético e ótimo estado corporal no momento da revisão pelos inspetores da raça são condições para garantir ao criador importantes características econômicas no seu rebanho, que podem resultar em ganhos superiores a 20% no peso ao desmame dos seus bezerros, bois terminados com 15 a 17 arrobas aos 24/30 meses e novilhas em ponto de enxerto entre 15 e 18 meses.
Pompeo concluiu garantindo que o cruzamento com o brangus é o caminho mais rápido para aportar precocidade de ganho de peso com acabamento de carcaça e precocidade sexual, resultado do choque de sangue do nelore com a seleção milenar da raça britânica aberdeen angus.
Fonte: Correio do Estado/MS, adaptado por Equipe BeefPoint