Desde sexta-feira, bovinos e bubalinos estão autorizados a entrar em Eldorado, Mundo Novo e Japorã. A decisão da Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (Iagro) foi publicada no Diário Oficial do Estado na sexta-feira (24), mas há exigências para o trânsito de gado na região, informou Marco Antônio Gehlen, do Correio do Estado/MS.
Desde sexta-feira, bovinos e bubalinos estão autorizados a entrar em Eldorado, Mundo Novo e Japorã. A decisão da Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (Iagro) foi publicada no Diário Oficial do Estado na sexta-feira (24).
Agora os pecuaristas poderão recolocar bovinos nas propriedades esvaziadas em decorrência dos trabalhos para eliminação da febre aftosa, mas há exigências para o trânsito de gado na região, informou Marco Antônio Gehlen, do Correio do Estado/MS.
Segundo a publicação, o ingresso dos animais só poderá ocorrer quando o destino for uma das propriedades que tiveram seus rebanhos encaminhados para sacrifício ou abate sanitário e onde não há gado. É necessário ainda que o proprietário dos animais ou seu representante legal solicite autorização prévia à Iagro, apresentando a documentação exigida.
De acordo com reportagem de Aline dos Santos, do Campo Grande News, a liberação da entrada de bovinos e bubalinos, publicada na sexta-feira pela Iagro (Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal), não deve trazer mudanças significativas para o setor pecuário em Mundo Novo, pois o problema é a saída dos animais.
Segundo o secretário municipal de Agricultura e Pecuária de Mundo Novo, Darci Pezenti, a saída dos animais deveria ser permitida ao menos entre as propriedades, para troca de pasto, pois a vegetação sofre os efeitos da seca. Para ele, a portaria tem um único ponto positivo: os produtores poderão pleitear financiamento do governo federal.