O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento ainda não se pronunciou oficialmente sobre o possível foco de aftosa em Japorã, no MS. Diversos jornais já noticiaram hoje a confirmação do foco.
A assessoria de imprensa da Secretaria de Produção e Turismo (Seprotur) do MS anuncia para hoje a tarde uma coletiva sobre o caso. A assessoria do Mapa informa que divulgará nota oficial ainda pela manhã.
A demora na divulgação da notícia está afetando o mercado do boi gordo. Ontem a BM&F fechou com todos os contratos em baixa. O contrato com vencimento em maio/2006 fechou com queda de R$0,96/@ e o de outubro/2006 com queda de R$0,45/@.
Equipe BeefPoint
0 Comments
O que realmente esperamos é que o MAPA e o governo do estado do MS não entrem em desentendimento como no caso do Paraná. E se realmente houver foco de Aftosa, sejam de vez tomadas as providências que deveriam ser tomadas em outubro, quando ocorreu o início de todo esse problema.
Está mais do que na hora de demonstrarmos transparência nas ações sanitárias que deveríamos ter tomado. Se o estado tivesse realmente abatido todos os animais com possível infecção e com risco de apresentarem sintomatologia da doença não estaríamos patinando nas ações sanitárias.
E agora, será que devemos confiar de que as ações sanitárias serão realmente tomadas? Ou teremos que engolir que a área era de alto risco e os animais não eram vacinados por isso?
Por favor, isso não é brincadeira não, tem todo um setor parado e prestes a entrar em colapso financeiro, vamos ser mais transparentes e parar de vez de empurrar o problema com a barriga… Ou acham que o mercado externo confia no que fazemos?