O Iagro recebeu do Mapa a informação de que os abates e a comercialização de gado em Mundo Novo e Japorã (MS) estarão liberados a partir da próxima semana, juntamente com Eldorado, onde o abate no frigorífico Fribrasil acontece desde o final de junho.
O Iagro recebeu do Mapa a informação de que os abates e a comercialização de gado em Mundo Novo e Japorã (MS) estarão liberados a partir da próxima semana, juntamente com Eldorado, onde o abate no frigorífico fribrasil acontece desde o final de junho.
O superintendente federal da SFA/Mapa, José Antônio Felício, explicou que até amanhã o frigorífico Fribrasil instalará um mecanismo auditável em suas câmaras frigoríficas para comprovar os procedimentos necessários que os abates e a carne devem obedecer para que ocorram com a máxima segurança sanitária.
Na semana seguinte haverá a instalação do termógrafo nas câmaras frigoríficas e, se tudo der certo na vistoria, os abates estarão liberados, informou Edílson Oliveira do Correio do Estado/MS.
“Os abates terão o mesmo rigor sanitário que tem um estabelecimento credenciado para exportar para a Europa ou qualquer outra região do mercado externo”, afirmou o diretor do departamento de sanidade animal do Mapa, Jamil Gomes. A partir do dia 16, uma nova sorologia deve ser feita em animais das propriedades da área de risco sanitário, nos municípios de Eldorado, Mundo Novo e Japorã.