O secretário de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura, Gabriel Alves Maciel, negou ontem haver suspeitas de novos focos de aftosa em Mato Grosso do Sul. A negação contrasta com comentários extra-oficiais de técnicos do ministério, anteontem, de que havia suspeitas de mais focos em Japorã.
Numa entrevista tumultuada, após reunião com os exportadores de carnes, Maciel nem sequer confirmou a suspeita dos dois focos em Japorã, do qual técnicos falavam desde a semana passada e cujos resultados eram aguardados para o início desta semana.
Maciel acrescentou que a estratégia do governo a partir de agora será “o sacrifício” sanitário. “Se tiver sinal clínico, não tem mais o que fazer”, disse. “Todos os animais daquela área serão sacrificados”.
Ele reafirmou que o fundo privado de Mato Grosso do Sul não é suficiente para indenizar os pecuaristas que tiveram rebanhos abatidos. A questão está sendo tratada por um grupo formado pela iniciativa privada, pelo ministério e o governo local.
Fonte: O Estado de S.Paulo (por Fabíola Salvador), adaptado por Equipe BeefPoint