A missão da União Européia chega hoje a Campo Grande/MS para vistoriar os trabalhados sanitários realizados em Japorã/MS, Eldorado/MS e Mundo Novo/MS, onde desde outubro foram registrados cerca de 30 focos de febre aftosa em bovinos da região.
A vinda da missão é encarada com tranquilidade pelo Iagro, porém os representantes das entidades sanitárias do estado são unânimes em afirmar que a vinda dos técnicos não deve significar a reabertura de mercado à carne dos produtores de Mato Grosso do Sul.
O superintendente federal da Agricultura em MS, José Felício, informou que os técnicos da missão desembarcam hoje no Aeroporto Internacional de Campo Grande e seguem diretamente para a unidade do Friboi na Capital. À tarde, os dois inspetores europeus participam de reunião técnica na sede da Superintendência com representantes da Iagro.
Na segunda-feira, os técnicos seguem para Eldorado, Japorã e Mundo Novo, onde devem visitar o escritório local da Iagro. Segundo as informações do órgão, os técnicos europeus permanecem até o dia 14 no Estado e depois seguem para Brasília.
João Cavalléro lembrou que a Iagro está concluindo os trabalhos de medição da circulação viral, por meio de exames laboratoriais realizados em 8 mil amostras de animais de 68 municípios. “Com isso, nós teremos certeza de que não há circulação viral em função dos focos. Até o final da visita da missão os resultados dos testes laboratoriais devem ser apresentados aos dois técnicos”, disse Cavalléro. As informações são de Marco Antônio Gehlen, para o Correio do Estado/RS.