MS: missão da UE identifica inconformidades

Notícia da Agência Estado informou ontem que os veterinários da União Européia encontraram várias inconformidades na rastreabilidade, nos cadastros de propriedades e no controle sanitário, em visita no MS. A resposta preliminar foi apresentada pelos europeus em reunião com o Mapa ontem. Um relatório deverá ser encaminha em 20 dias úteis e o Mapa terá 25 dias úteis para responder aos questionamentos.

De acordo com Vantuil Carneiro Sobrinho, diretor operacional e responsável técnico da Brasil Certificação, entre as falhas identificadas pela UE, a equipe criticou a falta de registros de manejo veterinário e de insumos, que deveriam estar disponíveis na propriedade produtora.

Vantuil explicou que isso ocorre devido às sucessivas mudanças pelas quais o Sisbov tem passado, e que resultou em diferentes procedimentos nas fazendas. “Os técnicos visitaram fazendas cujos animais foram abatidos em 2003 e não identificaram os registros de manejo, por exemplo”, afirmou. O que ocorre, no entanto, é que antes de 2004 a norma não previa esses registros. O papel do Mapa neste momento será esclarecer aos técnicos os motivos das inconsistências.

A assessoria de imprensa do Mapa informou que a reunião de ontem encerrou a visita dos europeus ao Brasil. O diretor de programas da área animal da Secretária de Defesa Agropecuária do Mapa, Jorge Caetano Júnior lembrou que a vinda da missão não implicará na abertura imediata do mercado para as carnes do MS, PR e SP. Ainda assim, considera a visita um passo importante para as relações comerciais entre o Brasil e a União Européia.

Otavio Negrelli, Equipe BeefPoint

Os comentários estão encerrados.

Mapa publica novo Sisbov
17 de julho de 2006
SP: Reserva legal preocupa agropecuaristas
19 de julho de 2006