Ontem, os integrantes da missão européia que está no Brasil, reuniram-se com técnicos da Secretaria de Defesa Agropecuária (SDA) do Mapa, em Eldorado/MS para tirar dúvidas sobre a inspeção no estado. Uma reunião final acontece na próxima segunda-feira.
Segundo o diretor de Programas da Área Animal da SDA, Jorge Caetano, a vinda da missão ao Mato Grosso do Sul visa conhecer os procedimentos técnicos adotados pelo serviço oficial para a erradicação da febre aftosa na região.
A missão é composta por Tobias Held (alemão) e Anders Manestan (sueco) que estão percorrendo e auditando os municípios de Eldorado, Japorã e Mundo Novo, ainda interditados, além de Naviraí. Eles permanecerão até amanhã na região.
Até o momento, foram vistoriadas as fazendas Bonanza e Floresta Branca, localizadas em Eldorado e Medianeira, em Japorã, onde ocorreu o mais recente foco (12/04/06), que resultou no sacrifício de 141 animais e que se encontra povoada com animais sentinelas.
De acordo com notícia do Mapa, os técnicos europeus estão visitando também revendas, aferindo os registros de vendas de vacinas e de outros produtos veterinários e escritórios da Iagro, onde são verificadas a documentação, os relatórios sobre as propriedades atingidas pela enfermidade e as medidas implementadas para erradicação da doença.