Uma missão técnica de Israel deve vistoriar quatro frigoríficos no MS já habilitados a exportar carne para aquele país, mas que estão com as remessas embargadas desde a confirmação dos focos de aftosa no estado em outubro de 2005.
A partir desta segunda-feira, os técnicos israelenses visitam os frigoríficos do Grupo Independência de Campo Grande e Anastácio, a unidade Marfrig, em Bataguassu e o frigorífico Minerva, em Bataiporã. A missão fica até sexta-feira no estado.
Felício adiantou que os técnicos daquele país já visitaram unidades industriais de São Paulo e apontaram a possibilidade de retomada das importações dos produtos paulistas a partir de maio. “Estamos trabalhando na tentativa de que a visita da missão possa habilitar as exportações da carne de MS a partir de julho”, afirmou o superintendente.
O ressurgimento da aftosa em Japorã na última semana preocupou as autoridades sanitárias do estado que apostavam na visita da missão israelense para a reabertua daquele mercado. No entanto, Felício ressalta que a informações sobre os novos focos e as medidas sanitárias adotadas na região foram repassadas aos órgãos sanitários de Israel e, ainda assim, o país optou por manter a vistoria.
A notícia é de Marco Antônio Gehlen, para o Correio do Estado/MS.