Vacinação contra aftosa começa 1o de maio
20 de abril de 2004
Agronegócio brasileiro atinge vendas de US$ 7,84 bilhões
23 de abril de 2004

MS: Missão européia não visitará cidades com restrição à exportação

A missão européia que chega no dia 27 em Campo Grande não irá visitar nenhum dos 14 municípios impedidos de exportar carne desde o ano de 1991. A informação de que somente os municípios habilitados para exportação à Europa entrariam no roteiro chegou segunda-feira de Brasília (DF), por fax, na DFA (Delegacia Federal de Agricultura) em Campo Grande.

O chefe do Serviço de Defesa Agropecuário da Delegacia, Heitor Walter de Lima, afirma que a notícia frustrou e foi recebida com indignação, considerando que toda a classe produtora já estava se preparando há tempos, com reuniões semanais que vinham ocorrendo na Federação da Agricultura de Mato Grosso do Sul (Famasul).

Os técnicos ficarão até o dia 30 em Mato Grosso do Sul e devem visitar quatro municípios. No roteiro original a DFA havia incluído Jardim e Porto Murtinho, como amostragem do Pantanal, onde 14 municípios, que concentram rebanho de cinco milhões de bovinos, são impedidos de exportar.

O veto, explica Heitor, ocorre porque há mais de uma década a região do Pantanal era considerada endêmica para febre aftosa, mas não se justifica mais, uma vez que desde o ano de 2000 o Mato Grosso do Sul foi reconhecido como área livre de febre aftosa pela OIE (Organização Internacional de Epizootias).

Desde então quatro missões da Europa já vieram ao estado, mas em nenhuma ocasião os municípios afetados pelas restrições foram visitados. Mesmo com a negativa da missão, a DFA pretende apresentar documentos que comprovem o status sanitário daquela região, em mais um esforço para derrubar o veto.

Fonte: Campo Grande News (por Fernanda Mathias), adaptado por Equipe BeefPoint

Os comentários estão encerrados.