Famato alerta produtores sobre atualização dos livros de registro
13 de janeiro de 2009
USDA espera aumento na produção de grãos
13 de janeiro de 2009

MS pretende criar ações para divulgar a qualidade da carne bovina

A carne bovina é um dos produtos de maior importância na economia sul-mato-grossense, Estado que mantém o maior rebanho do planeta. Seu consumo está inserido na cultura gastronômica de MS e a sua excelência é reconhecida entre os que consomem, conhecem e estudam o produto. Apesar disso, a carne vermelha carecia, ainda, de uma estratégia de valorização de sua imagem no mercado nacional e internacional. A principal idéia é o desenvolvimento de um evento de porte no qual a carne fosse apresentada ao público local, nacional internacional por meio de ações científicas e gastronômicas.

A carne bovina é um dos produtos de maior importância na economia sul-mato-grossense, Estado que mantém o maior rebanho do planeta. Seu consumo está inserido na cultura gastronômica de MS e a sua excelência é reconhecida entre os que consomem, conhecem e estudam o produto. Apesar disso, a carne vermelha carecia, ainda, de uma estratégia de valorização de sua imagem no mercado nacional e internacional.

Esta lacuna pode ser preenchida em breve e o primeiro passo foi dado na última sexta-feira (09/01) em uma reunião da qual participaram o vice-prefeito Edil Albuquerque, o vereador Mario César, o presidente da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), Paulo Ortiz, integrantes da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, de Ciência e Tecnologia e do Agronegócio, além de representantes do setor produtivo e gastronômico.

“A carne é o nosso mais nobre produto. É preciso criar mecanismos para que as pessoas conheçam mais de perto a sua excelência e, em conseqüência, possamos incrementar o turismo na capital. Para isso demos o pontapé inicial reunindo pessoas credenciadas e experientes na área, desde produtores até quem cuida da área gastronômica. Foi a primeira reunião, falta muita gente ainda, queremos a presença da Embrapa, do Sebrae etc.”, afirmou Edil.

O vice-prefeito ressaltou, ainda, que a reunião foi uma sugestão do prefeito Nelson Trad Filho, “Ele quer que criemos mecanismos para valorizar ainda mais este produto, que pode ser um plus para a economia de Campo Grande”.

A principal idéia pinçada na reunião de ontem foi o desenvolvimento de um evento de porte no qual a carne fosse apresentada ao público local, nacional internacional por meio de ações científicas e gastronômicas. O presidente do Sindicato Rural de Campo Grande, José Lemos Monteiro explica, “vamos desenvolver um projeto que englobe a parte técnica, cientifica, popular e de degustação, com restaurantes de alta qualidade. Agora precisamos achar uma data, um lugar e viabilizarmos os recursos. É preciso mostrar a qualidade da nossa carne para o mundo”, ponderou.

Paulo Ortiz, presidente da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) e proprietário do restaurante Fogo Caipira considerou a iniciativa de extrema importância: “É bom para todos nós. Todos saem ganhando. O Mato Grosso do Sul tem hoje um turismo forte, mas não estamos divulgando bem a carne, produto do qual somos os maiores produtores mundiais e que é de excelência. Se conseguirmos colocar no calendário do município um evento de porte, que divulgue todas as facetas da carne, será ótimo”, opinou.

Empresários da gastronomia, Clóvis Fornari (Vermelho Grill) e Sonia Frainer (Cantina Masseria) também destacaram a iniciativa, “será um novo momento neste cenário em Campo Grande. A carne bovina precisa ser ressaltada como um produto tipicamente campo-grandense”, afirmou Fornari.

As informações são do MS Notícias, resumidas e adaptadas pela Equipe BeefPoint.

0 Comments

  1. wagner gomes disse:

    Ótima idéia essa de valorizar nosso principal produto, porém o André Puccinelli parece não enxergar isso com os mesmos olhos, sou de Anaurilândia/MS, tenho uma propriedade que considero modelo para mostrar lá fora, 100% alimento verde, 100% nelore, por isso gostaria de participar dessa cadeia de informações e tentar negociar direto com os Estrangeiros e usar os frigorificos apenas como mao-de-obra de abate, tirando assim um intermediário.

    Nós produzimos o ouro e eles nos tira do pódio. Precisamos levá-los nas propriedades, para assim eles nos valorizar.