A carne bovina é um dos produtos de maior importância na economia sul-mato-grossense, Estado que mantém o maior rebanho do planeta. Seu consumo está inserido na cultura gastronômica de MS e a sua excelência é reconhecida entre os que consomem, conhecem e estudam o produto. Apesar disso, a carne vermelha carecia, ainda, de uma estratégia de valorização de sua imagem no mercado nacional e internacional. A principal idéia é o desenvolvimento de um evento de porte no qual a carne fosse apresentada ao público local, nacional internacional por meio de ações científicas e gastronômicas.
A carne bovina é um dos produtos de maior importância na economia sul-mato-grossense, Estado que mantém o maior rebanho do planeta. Seu consumo está inserido na cultura gastronômica de MS e a sua excelência é reconhecida entre os que consomem, conhecem e estudam o produto. Apesar disso, a carne vermelha carecia, ainda, de uma estratégia de valorização de sua imagem no mercado nacional e internacional.
Esta lacuna pode ser preenchida em breve e o primeiro passo foi dado na última sexta-feira (09/01) em uma reunião da qual participaram o vice-prefeito Edil Albuquerque, o vereador Mario César, o presidente da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), Paulo Ortiz, integrantes da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, de Ciência e Tecnologia e do Agronegócio, além de representantes do setor produtivo e gastronômico.
“A carne é o nosso mais nobre produto. É preciso criar mecanismos para que as pessoas conheçam mais de perto a sua excelência e, em conseqüência, possamos incrementar o turismo na capital. Para isso demos o pontapé inicial reunindo pessoas credenciadas e experientes na área, desde produtores até quem cuida da área gastronômica. Foi a primeira reunião, falta muita gente ainda, queremos a presença da Embrapa, do Sebrae etc.”, afirmou Edil.
O vice-prefeito ressaltou, ainda, que a reunião foi uma sugestão do prefeito Nelson Trad Filho, “Ele quer que criemos mecanismos para valorizar ainda mais este produto, que pode ser um plus para a economia de Campo Grande”.
A principal idéia pinçada na reunião de ontem foi o desenvolvimento de um evento de porte no qual a carne fosse apresentada ao público local, nacional internacional por meio de ações científicas e gastronômicas. O presidente do Sindicato Rural de Campo Grande, José Lemos Monteiro explica, “vamos desenvolver um projeto que englobe a parte técnica, cientifica, popular e de degustação, com restaurantes de alta qualidade. Agora precisamos achar uma data, um lugar e viabilizarmos os recursos. É preciso mostrar a qualidade da nossa carne para o mundo”, ponderou.
Paulo Ortiz, presidente da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) e proprietário do restaurante Fogo Caipira considerou a iniciativa de extrema importância: “É bom para todos nós. Todos saem ganhando. O Mato Grosso do Sul tem hoje um turismo forte, mas não estamos divulgando bem a carne, produto do qual somos os maiores produtores mundiais e que é de excelência. Se conseguirmos colocar no calendário do município um evento de porte, que divulgue todas as facetas da carne, será ótimo”, opinou.
Empresários da gastronomia, Clóvis Fornari (Vermelho Grill) e Sonia Frainer (Cantina Masseria) também destacaram a iniciativa, “será um novo momento neste cenário em Campo Grande. A carne bovina precisa ser ressaltada como um produto tipicamente campo-grandense”, afirmou Fornari.
As informações são do MS Notícias, resumidas e adaptadas pela Equipe BeefPoint.
0 Comments
Ótima idéia essa de valorizar nosso principal produto, porém o André Puccinelli parece não enxergar isso com os mesmos olhos, sou de Anaurilândia/MS, tenho uma propriedade que considero modelo para mostrar lá fora, 100% alimento verde, 100% nelore, por isso gostaria de participar dessa cadeia de informações e tentar negociar direto com os Estrangeiros e usar os frigorificos apenas como mao-de-obra de abate, tirando assim um intermediário.
Nós produzimos o ouro e eles nos tira do pódio. Precisamos levá-los nas propriedades, para assim eles nos valorizar.