Produtores de todo o Mato Grosso do Sul serão ouvidos hoje sobre a Instrução Normativa no 09, do Sistema Brasileiro de Classificação de Carcaças de Bovinos, durante evento promovido pela Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul (Famasul) em Campo Grande. O evento, no auditório da cidade, começa às 14h.
O Sistema Brasileiro de Classificação de Carcaças de Bovinos deve ser implantado nos estabelecimentos de abate que encontram-se sob o Serviço de Inspeção Federal. A classificação, que entra em vigor em janeiro de 2005, terá como base as características indicativas de qualidade do animal, como sexo, maturidade, peso e acabamento da carcaça.
Segundo o diretor secretário da Famasul, Ademar Silva Júnior, a classificação de carcaças deve contribuir para a modernização da agropecuária mas, como a rastreabilidade, deve ser adequada à realidade do produtor rural. “Nos mesmos moldes que vem acontecendo com a rastreabilidade, nós queremos discutir com o Ministério da Agricultura, abrir aos nossos produtores e verificar a viabilidade da Instrução”, disse.
Fonte: Campo Grande News (por Fernanda Mathias), adaptado por Equipe BeefPoint