A proibição de exportação da carne da região peripantaneira, que compreende 14 municípios de Mato Grosso do Sul, para a Comunidade Européia será um dos temas do evento em comemoração ao “XIII Dia do Homem Pantaneiro”, que acontecerá entre os dias 13, 14 e 15 de agosto, no Parque de Exposição Belmiro Maciel de Barros, em Corumbá.
A Sodepan (Sociedade de Defesa do Pantanal) já solicitou que o Ministério da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento (Mapa) interceda junto à missão da Comunidade Européia para estudar a possibilidade de tirar a restrição de exportar o gado dessa região.
Segundo o presidente da Sodepan, Luiz Carlos Ferreira Gomes, os associados consideram a restrição uma injustiça, tendo em vista que no local já foram realizadas uma série de sorologias que comprovam a inexistência de traços da febre aftosa na região, e, por isso, eles querem discutir a situação com as autoridades de defesa agropecuária do Mapa.
O evento deve contar com a participação de produtores da região e de representantes dos sindicatos rurais do Estado e da Federação da Agricultura de Mato Grosso do Sul (Famasul).
O vice-presidente da Sodepan, Marcelo Pinto de Figueiredo, disse que todos os produtores estão empenhados no trabalho de sensibilizar o Mapa no sentido de acabar com a proibição da exportação do gado da região. “O nosso gado é comprovadamente 100% protegido e sem nenhum risco de ter a febre aftosa”, concluiu.
Fonte: Campo Grande News (por André Felipe), adaptado por Equipe BeefPoint