Mato Grosso do Sul atendeu parcialmente a solicitação de entidades e prorrogou por mais 15 dias a vacinação do rebanho localizado na região de fronteira. A etapa extra de vacinação anti-aftosa, realizada em 14 municípios da faixa de fronteira acabou prorrogada até 15 de março.
Notícia de Humberto Marques, do Campo Grande News, informou que o governo do Mato Grosso do Sul atendeu parcialmente a solicitação de entidades e prorrogou por mais 15 dias a vacinação do rebanho localizado na região de fronteira. A etapa extra de vacinação anti-aftosa, realizada em 14 municípios da faixa de fronteira desde janeiro, deveria terminar nesta semana, mas acabou prorrogada até 15 de março, segundo o governador André Puccinelli.
Números divulgados pela administração estadual apontam que até o momento 70% do rebanho-alvo da vacinação na região, estimado em 450 mil cabeças, já teriam sido imunizados.
O prazo foi estendido devido às fortes chuvas que atingiram a região nos primeiros meses do ano, dificultando o manejo dos animais. O argumento foi apresentado na tarde de anteontem pela Famasul (Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul), que alegou também ser constatada a falta de vacinas em alguns municípios.
A vacinação extra abrange animais entre 0 e 12 meses de idade, nos municípios localizados ao longo das fronteiras com a Bolívia (Corumbá) e Paraguai (Porto Murtinho, Caracol, Bela Vista, Antônio João, Ponta Porã, Aral Moreira, Coronel Sapucaia, Paranhos, Sete Quedas, Japorã e Mundo Novo; além das cidades de Tacuru e Eldorado).