No próximo sábado (17) será realizado dia de campo na Fazenda Perdizes, município de Jaraguari (MS), para que sejam apresentados os dados finais da I Prova de Ganho de Peso a Pasto Irrigado da Quilombo, que foi todo desenvolvido embaixo de pivô central, em 105 hectares de capim mombaça. Mais de 200 produtores e técnicos vão estar presentes. O objetivo principal é apresentar os resultados e, por meio desses, comprovar que o nelore tem condições de ter excelente desempenho a pasto na região Centro-Oeste.
A prova é oficializada pela Associação Brasileira de Criadores de Zebu (ABCZ) e por isso uma série de regras tem que ser cumprida obrigatoriamente. Conforme explicou o zootecnista Carlos Roberto de Paiva, responsável pela prova, a duração foi de 294 dias, sendo 224 de prova efetiva e outros 70 dias de adaptação dos animais. O intervalo entre as pesagens é de 56 dias, sendo que a primeira e a última foram acompanhadas por técnico da ABCZ.
Participaram da Prova de Ganho de Peso da Quilombo 401 animais, envolvendo 61 produtores inscritos de quatro estados: Mato Grosso do Sul, Goiás, São Paulo e Minas Gerais.
Paiva informou que a prova começou no dia 1o de julho de 2002 e teve a sua última pesagem no dia 21 de abril passado, quando foi encerrada.
Outras avaliações
Segundo o gerente de Pecuária da Fazenda Perdizes, Renato Silveira, foram avaliados ainda: aspectos zootécnicos da raça, feita ultrassonografia entre a 10a e a 12a vértebra dos animais, para avaliar a qualidade da carcaça via área olho de lombo e também a espessura de gordura que cada animal apresentava no final da prova. Também são avaliados aspectos da fertilidade dos tourinhos, via exame andrológico completo.
Durante a prova os animais não receberam ração e, apesar disso, 50% foram classificados no final da prova como elite e superior. Desses 50%, serão escolhidos 10% para identificar quais os que vão transmitir essas características para seus filhos. Tiveram colhidos o sêmen, que será enviado para uma central de coleta de sêmen que se encarregará de distribuir em fazendas de todo o Brasil. Um acompanhamento será feito para ver quem conseguirá efetivamente transmitir todas as boas características para os filhos.
No dia de campo também serão feitas as inscrições de pecuaristas interessados em participar da próxima prova, que começa no dia 1o de agosto.
Fonte: Correio do Estado/MS (por Maurício Hugo), adaptado por Equipe BeefPoint