O secretário de Produção e Turismo de Mato Grosso do Sul, Dagoberto Nogueira Filho, vai insistir em ações conjuntas com o Paraguai e vacinação acompanhada do rebanho vizinho contra febre aftosa. Ele conta que já fez um apelo ao ministro de Agricultura e Pecuária, Roberto Rodrigues, no sentido de que a ação de doação de doses se repita.
“Nossas doses são mais completas porque combatem o vírus A,C e O”, argumenta. Ontem de manhã, durante a reunião do Conselho de Integração de Desenvolvimento dos Estados do Sul (Codesul), na Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (Iagro), foram discutidas ações integradas em prol da defesa sanitária animal e vegetal de uma forma macro.
A documentação que está sendo elaborada para subsidiar o encontro dos governadores do Codesul, marcado para próximo dia 8 em Joinville (SC), inclui não só a aftosa, mas outras questões como ferrugem asiática e mesmo a questão do embargo chinês à soja brasileira ocorrido este ano, em função da presença de sementes tratadas com agroquímicos na carga de grãos.
Fonte: Campo Grande News (por Fernanda Mathias), adaptado por Equipe BeefPoint