Touros jovens da Raça Limousin serão comercializados no 3o Leilão CAT
5 de novembro de 2002
Setor de carnes apresenta crescimento de 18,4% no mercado internacional
7 de novembro de 2002

MS quer aumentar fiscalização da carne

Com o objetivo de frear o elevado índice de oferta de produtos in natura de origem animal, principalmente carne e leite, o Ministério Público de Mato Grosso do Sul está empenhado no trabalho de conscientização dos prefeitos sobre a importância da criação do serviço de inspeção municipal (SIM).

Para o coordenador do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (Ceaf), procurador de Justiça Mauri Valentim Ricciotti, a saúde da população está em risco quando confrontados os números da inspeção sanitária. Pelo menos 95% das reses abatidas ou oriundas de Mato Grosso do Sul para outros Estados são inspecionadas. No caso da exportação, esse índice chega a 100%, mas quando o assunto é mercado interno há uma inversão e, da carne consumida em Mato Grosso do Sul, pelo menos 40% não passam pela inspeção.

Apenas 15 dos 77 municípios de MS têm carne totalmente inspecionada, segundo o gerente de Inspeção do Iagro, Cícero Antônio da Silva. No entanto, ele explica que a questão não se concentra na falta do SIM, mas também na modernização do sistema de comercialização da carne. “Alguns municípios não têm o Sim, mas têm o Sistema de Inspeção Estadual (Sie) ou Sistema de Inspeção Federal (Sif)”, afirma.

Para reverter esse quadro, o Ministério Público está formalizando uma parceria com a Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (Iagro), na promoção do I Encontro dos Serviços de Inspeção Estadual e Municipal do Estado de Mato Grosso do Sul, sexta-feira (08). Todos os prefeitos foram convidados, explica Ricciotti, reforçando a importância de que eles saiam convencidos da necessidade da criação do SIM para um efetivo controle da carne consumida no mercado interno.

Fonte: Correio do Estado/MS e Campo Grande News (por Fernanda Mathias), adaptado por Equipe BeefPoint

Os comentários estão encerrados.