Sontal TE, filho do touro Ilustre e da vaca Grauna Quilombo, é o vencedor da categoria grande campeão, no julgamento de nelore padrão da 65a Expogrande. O animal é de propriedade da empresa Quilombo, de Indaiatuba, São Paulo. Os juízes aprovaram o desempenho de Sontal TE, que nasceu em maio de 2002 e pesa 1.142 quilos.
Na categoria de reservado grande campeão foi vencedor, na raça nelore padrão, o touro Everest TE, do criador José Luiz Boteon e Filhos. Everest é filho do touro Panagpur Al Pauliceia com a mãe Difusa da T Boa e mostrou-se bastante precoce: o animal nasceu em outubro de 2000 e pesou 1.016 quilos na data do julgamento da raça.
Com a premiação de Sontal TE, a empresa Quilombo ficou em segundo lugar na classificação final de expositores, com 524 pontos. Em primeiro lugar ficou José Carlos Prata Cunha, de Valparaíso, com 728 pontos. O terceiro lugar foi ocupado por José Luiz Boteon, de Birigui, São Paulo, que obteve 480 pontos. Em quarto lugar, na classificação geral, ficou Java Agricultura e Pecuária Industrial, de Paranhos, Mato Grosso do Sul.
Já na categoria fêmea, a grande campeã da Expogrande 2003 foi Volupia Zeb VR TE, do criador Torres Homem da Cunha, embora o animal tenha sido exposto por José Carlos Prata Cunha. A fêmea nasceu em junho de 2000 e pesa 884 quilos.
O prêmio de reservada ficou para a vaca Teologia CS, do criador Cláudio Fernando Garcia Souza, que foi exposta por Jatobá Agricultura e Pecuária Industrial Ltda. O peso de Teologia CS foi de 886 quilos.
De acordo com a Associação Sul-matogrossense de Criadores de Nelore, 371 animais participaram do julgamento de nelore padrão, iniciado no sábado (29). No total, 53 expositores participaram do evento.
Fonte: Correio do Estado/MS, adaptado por Equipe BeefPoint