Até final de outubro, o Iagro fará nova coleta de amostras de sangue para exame de aftosa nas propriedades rurais de Eldorado, Mundo Novo e Japorã/MS. O superintendente federal de Agricultura, José Antônio Felício, ressaltou que a nova sorologia é necessária porque a última não foi conclusiva.
Até final de outubro, o Iagro fará nova coleta de amostras de sangue para exame de aftosa nas propriedades rurais de Eldorado, Mundo Novo e Japorã/MS. O objetivo é saber se ainda há circulação viral nos municípios, informou Fernanda Mathias, do Campo Grande News.
O superintendente federal de Agricultura, José Antônio Felício, ressaltou que a nova sorologia é necessária porque a última não foi conclusiva. Divulgada em julho, a sorologia apontou alguns animais reagentes. O resultado foi atribuído à interferência da vacina, administrada em mais de 60% das propriedades rurais, quando a orientação é para não vacinar.
Para evitar nova interferência, uma ampla campanha foi desenvolvida através dos sindicatos rurais. “Se a sorologia naquela ocasião tivesse dado toda negativa, as restrições teriam se acabado. Enquanto isso, ficamos nesse limbo”, ressaltou Felício.