Praticamente 100% do rebanho bovino de Mato Grosso do Sul recebeu a vacina contra aftosa na terceira e última fase da campanha contra a doença em 2004. O prognóstico da Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (Iagro), divulgado ontem, aponta que 99,23% dos cerca de 20,587 milhões de bovinos do estado receberam a vacina.
Segundo o Gestor de Defesa Sanitária Animal do Iagro, Afonso Dutra de Oliveira, o índice é excelente, haja vista que no prognóstico oficial esse número deverá ser ainda maior. “Alguns escritórios ainda não nos passaram os relatórios e outros vieram incompletos. A correção dessas informações deve ser apontada na tabulação oficial, com os dados do Planalto e do Pantanal, que deverão ser apresentados ainda esse mês”, afirmou.
A região com maior índice de adesão foi a de Naviraí, que envolve os municípios de Naviraí, Eldorado, Iguatemi, Itaquiraí, Japorã, Juti e Mundo Novo, onde 99,88% dos animais foram vacinados, cerca de 1,068 milhão do total de 1,069 milhão. Em seguida está a região de Paranaíba, composta por cinco municípios, com índice de 99,83% dos 2,174 milhões de animais existentes.
Com terceiro melhor desempenho ficou a região de Nova Andradina, que envolve mais sete municípios, onde 99,81% dos bovinos foram imunizados, aproximadamente 1,716 milhão de animais.
Segundo Dutra, a pequena diferença de 158 mil animais que não foram imunizados deverá passar pelo processo de vacinação acompanhada. “Além de pagar uma multa de R$ 52,50 por cabeça, o produtor que não vacinou deverá submeter o rebanho à vacinação, sendo essa acompanhada por um fiscal do Iagro”, explicou o gestor, ao explicar que para efetuar tal ato o pecuarista deve, ainda, pedir uma autorização de compra de vacina ao escritório do Iagro onde a propriedade é controlada.
Na região do Pantanal, composta por sete municípios, onde o prazo para declaração foi finalizado no último dia 30, os números deverão ser apresentados já na próxima semana.
Fonte: Correio do Estado/MS, adaptado por Equipe BeefPoint