A campanha de vacinação contra a febre aftosa do rebanho bovino do Mato Grosso do Sul, iniciada no dia 1º deste mês, a segunda do ano, segue em ritmo normal e por enquanto não há o menor risco de faltar vacina, informou a assessoria de imprensa da Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (Iagro).
Só em Abril foram comercializadas mais de três milhões de doses de vacina e o estoque atual é de 1,8 milhão de doses. O Iagro prevê a vacinação de 11 milhões de animais. A campanha termina no dia 31, no Planalto, e dia 17 de junho, no Pantanal.
O Conselho Estadual de Sanidade Animal vai se reunir em Campo Grande no dia 29, quarta-feira da próxima semana, para avaliar a segunda campanha de vacinação do Estado.
Panaftosa discute plano de ação
Até amanhã representantes dos países do Conesul vão estar reunidos na sede do Centro Pan-Americano de Febre Aftosa, no Rio de Janeiro (RJ) para começar a traçar o Plano de Ação 2002/2009 do Programa Hemisférico de Erradicação de Febre Aftosa. O objetivo é erradicar a doença das Américas até 2009.
Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Uruguai e Paraguai, países que integram o Convênio Bacia do Prata, serão os primeiros a debater o Plano de Ação, que deverá ser discutido em todo o hemisfério.
O plano de ação, de acordo com o diretor do Centro Pan-Americano de Febre Aftosa (Panaftosa), Eduardo Correa Melo, deverá estar pronto até julho deste ano.
Melo disse que o programa hemisférico foi lançado em 1988 e é necessário que sofra alguns ajustes, como a incorporação de programas de fronteira elaborados conjuntamente pelos países. “Na América do Norte, Caribe e América Central a aftosa já foi erradicada. Os trabalhos vão se concentrar na América do Sul”, afirmou o dirigente.
Na reunião cada país está apresentando as estratégias e metas propostas pelo governo sobre diagnóstico de risco e medidas de controle, vacinação de espécies suscetíveis, vigilância epidemiológica ativa, sistema de informação e vigilância, estrutura e processo de atenção veterinária e participação comunitária.
Fonte: Campo Grande News (por Paulo Nonato de Souza) e Correio do Povo/RS, adaptado por Equipe BeefPoint