PIS e Cofins aumentam custos da pecuária de corte
27 de julho de 2004
APR-MT estuda novas formas de comercialização
29 de julho de 2004

MS vacinou 98,8% do rebanho contra aftosa

Pelo menos 11,9 milhões de animais foram imunizados na segunda fase da campanha de vacinação contra febre aftosa em Mato Grosso do Sul, representando 98,8% da meta de 12,1 milhões, entre os rebanhos do Planalto e do Pantanal, segundo balanço divulgado ontem pela Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal (Iagro). A campanha começou no dia primeiro de maio e encerrou no dia 15 de julho.

A proporção do Planalto, primeiro a encerar a campanha, chegou a 98,9% dos 9,9 milhões de animais, sendo que a região de Campo Grande, composta pela capital e mais nove municípios, foi a que obteve o melhor índice de vacinação em relação ao número de animais: 98,3% dos 2,2 milhões animais foram imunizados.

Já no Pantanal, composto por oito municípios, o maior índice foi de 99,2% na região de Coxim, aproximadamente 385,7 mil. O menor índice foi registrado na região de Aquidauana, que inclui Corumbá, Ladário e Miranda, onde apenas 96% dos 1,6 milhões foram vacinados.

“É claro que se tivéssemos atingido 99,9% de todo o rebanho seria bem melhor, mas temos que levar em conta as adversidades pelas quais muitos produtores passaram, principalmente a questão da elevada precipitação em algumas regiões do Estado”, lembra o gerente de inspeção e defesa sanitária animal do Iagro, Osvaldo Pereira Dias.

Embora a campanha tenha sido prorrogada por mais 15 dias, a pedido dos próprios produtores que alegaram dificuldades no manejo dos animais, devido ao excesso de precipitação, muitos deixaram de vacinar o rebanho e, conforme Dias, “vão ter que arcar com uma multa de R$ 20 por animal”.

Fonte: Campo Grande News (por André Felipe), adaptado por Equipe BeefPoint

Os comentários estão encerrados.