MT: preço da @ do boi gordo tem variação positiva desde 18/fev
8 de maio de 2013
Joal Brazzale Leal: Integração lavoura-pecuária é a saída. A própria pesquisa da Embrapa ainda tem muito a aprender
9 de maio de 2013

MSD Saúde Animal promove educação sanitária no Tocantins

Empresa promove palestra sobre vacina RB-51® com médicos veterinários para atualização em brucelose

A MSD Saúde Animal, em parceria com a Agência de Defesa Agropecuária (ADAPEC), promove a palestra ‘Uso da Vacina RB-51® no Controle da Brucelose Bovina’, no próximo dia 09 de maio, em Palmas (TO), no Auditório da Unitins – Agro, durante a Agrotins, às 15h.

No Tocantins, o órgão oficial de defesa agropecuária iniciou ações efetivas para ampliar o uso da RB-51 no controle da brucelose bovina. Essas ações incluem a educação sanitária de veterinários dos serviços oficiais e autônomos, pecuaristas e funcionários das fazendas, em parceria com a MSD Saúde Animal.

Segundo o Médico Veterinário e Gerente da Linha Reprodutiva da MSD Saúde Animal, Denis Alves Antonio, essa palestra faz parte de um cronograma para o retorno efetivo da vacina RB-51® como ferramenta do Programa Nacional de Controle e Erradicação da Brucelose e Tuberculose (PNCEBT). “Precisamos mostrar aos produtores rurais que a RB-51® veio para somar no combate a brucelose”, afirma Denis.

Ele complementa que a pecuária brasileira acelera a modernização tecnológica para aperfeiçoar o controle sanitário e ampliar seu acesso aos mercados, sendo assim, o uso obrigatório da RB-51 em bezerras acima de 8 meses não vacinadas entre 3 e 8 meses de idade com a amostra B-19 é um passo importante para o controle da brucelose no estado do Tocantins. A vacina RB-51 também pode ser usada para novilhas e vacas adultas, como revacinação, aumentando a proteção do rebanho e garantindo eficiência reprodutiva e maior retorno ao produtor rural”, finaliza.

Brucelose

Causadora de abortos, nascimento de bezerros fracos, retenção de placenta e infertilidade, a brucelose produz grandes perdas econômicas devidas à redução da eficiência reprodutiva. Na saúde pública, destaca-se como uma zoonose – doença transmitida de animais para seres humanos – que acomete principalmente pessoas que trabalham com bovinos, como vaqueiros e veterinários.

 

Palestra

“Uso da Vacina RB-51® no Controle da Brucelose Bovina”

Paletrante: Denis Alves Antonio

Data: 09 de maio

Horário: 15h

Local: no Auditório da Unitins – Agro, durante a Agrotins, Palmas.

Os comentários estão encerrados.