Mato Grosso deve ter imunizado em torno de 27,5 milhões de bovinos e bubalinos contra a febre aftosa na última campanha do ano, iniciada em novembro e encerrada somente em dezembro por falta de vacinas no mercado. A notícia é de Lena Lira, publicada pela Folha do Estado/MT.
A estimativa sobre o número de animais vacinados é do secretário-executivo do Fundo Emergencial da Febre Aftosa – Fefa e superintendente regional do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – Senar, Antonio Carlos Carvalho de Sousa, com base no crescimento estável de 5% ao ano que a pecuária de Mato Grosso vem tendo desde 2000.
Por causa do atraso no encerramento da última vacinação de 2005, o Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso – Indea não divulgou ainda os resultados finais da campanha, o que será feito nos próximos dias, pois está chegando a hora do órgão responsável pela sanidade animal no estado partir para outra imunização: a de animais de 0 a 12 meses de idade. A próxima campanha será realizada em fevereiro e não há qualquer risco de faltar vacina.