A Associação dos Criadores de Mato Grosso - Acrimat protocolou na Comissão de Valores Mobiliários (CVM) um pedido de esclarecimento sobre o arrendamento de frigoríficos do Guaporé Carne pelo JBS, no começo do mês, informou Luciano Vacari, superintendente da associação.
A Associação dos Criadores de Mato Grosso – Acrimat protocolou na Comissão de Valores Mobiliários (CVM) um pedido de esclarecimento sobre o arrendamento de frigoríficos do Guaporé Carne pelo JBS, no começo do mês, informou Luciano Vacari, superintendente da associação. No dia 15/fev, o JBS acertou o arrendamento de quatro plantas do Guaporé, com capacidade de abate total de 3.050 cabeças por dia, nos municípios de Confresa, Juína, Colíder, no norte de Mato Grosso, e em São Miguel do Guaporé, em Rondônia.
O JBS não informou ao mercado sobre a transação, que amplia em 10% sua capacidade diária de abate bovino no Brasil, atualmente estimada em cerca de 30,7 mil cabeças.“Queremos uma explicação. Não é irrelevante [para o criador] um grupo aumentar dessa forma sua participação sobre o abate. A JBS deve satisfações ao mercado”, justifica Vacari. O representante ponderou que a Acrimat só vai se pronunciar sobre o negócio quando a JBS oficializar a transação.
Fonte: jornal Valor Econômico, resumida e adaptada pela Equipe BeefPoint.
4 Comments
bom dia
A Acrimat vai esperar a oficializaçao da trançação quando
O JBS ja assumiu as unidades e ja fizeram mudanças
tais como diminuir preço de arrobas para pecuarista mudanças na escala e carregamento de camara frias
Parabenizo a Acrimat pela ação são poucos que tem coragem de se pronunciar contra estes tipos de negociação (MONOPOLIZAÇÃO DE PREÇOS)
Infelizmente caminhamos para o monopolio de abates no MT ( ja está ocorrendo) enquanto não nos organizarmos em abate e parcerias com comerciantes sérios. Iremos continuarmos sofrendo a pressão destes grandes grupos e seu infinito apoio do BNDES que era um banco que hipocritamente nasceu para democratizar a economia, e não apoiar um Cartel de compra. Onde isto irá parar, pois caminharemos mais rápido ao nosso declínio se não nos organizarmos como umas classe mais unida e seria.
Parabéns ACRIMAT
A JBS é uma empresa sólida e não existe nenhum problema com este arrendamento. O ruim seria se as plantas estivessem fechando. Ai sim, os pecuaristas e as cidades poderiam estar reclamando. Nós pecuaristas não perdemos mas sim ganhamos com esta negociação. A ACRIMAT deve sim ter as explicações, mas o negócio não é ruim para nós pecuaristas.