União Européia e mais 5 países embargam carne brasileira
11 de outubro de 2005
Irlanda: barreira imposta pela UE é “inadequada”
14 de outubro de 2005

MT: Blairo Maggi critica União

“Eles foram relapsos, irresponsáveis”, disse na terça-feira o governador de Mato Grosso, Blairo Maggi, no Palácio Paiaguás, demonstrando indignação com o surgimento do foco da febre aftosa no vizinho Mato Grosso do Sul, “que é decorrente da omissão do governo Federal que não investe, não libera os recursos e o pior, deixa de cumprir com sua obrigação. Para o governo Federal só existe Brasília, Banco Central e Banco Mundial, o resto que se exploda”, disse o chefe do Poder Executivo Mato-grossense.

Crítico ácido do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), do qual já foi aliado e chegou a admitir inclusive apoiá-lo numa eventual reeleição, o governador demonstrou apreensão, pois acredita que até o final da semana a Rússia deverá embargar a carne de todos os estados que fazem fronteira com Mato Grosso do Sul, que já teve suas exportações de carne embargada.

“Há pouco mais de um ano, quando um foco da doença apareceu no Pará, quase na divisa com as Guianas, Mato Grosso também teve suas exportações embargadas o que trouxe prejuízos irreparáveis para a economia local. É o segundo item que mais exportamos depois da soja”, avalia o governador, lembrando que até dias atrás aguardava uma posição do governo federal quanto à liberação dos recursos para os serviços de inspeção sanitária e como isso não aconteceu preferiu autorizar gastos do próprio Tesouro Estadual.

Para Blairo Maggi o governo federal dá pouca importância para o agronegócio, que contribui com 35% do Produto Interno Bruto (PIB) e representa mais de 41% do volume das exportações de todo o Brasil, permitindo que constantes superávits nominais da balança comercial sejam registrados, e nem assim o setor tem o devido respeito.

Fonte: Diário de Cuiabá/MT (por Marcos Lemos), adaptado por Equipe BeefPoint

0 Comments

  1. Maury Dorta disse:

    Infelizes dos brasileiros que acreditam em nosso atual governo e em suas publicações de opinião pública as quais remetem à falsa estatística que o país esta crescendo e gerando, a cada mês, 100 mil empregos, como querem a equipe do PT fazer acreditar.

    O fato é simples, aumentou-se significativamente o número de fiscais do trabalho que autuam quem não tem carteira assinada para, registrando os funcionários, aumentar o numero de empregos no Brasil.

    Infelizes, também, os que acreditam que a morte do legista que fez a autópsia em Celso Daniel (prefeito de Santo André) não tem nada a ver com a corrupção que se alastrou pelo país e que como o PT gostou de mamar nas tetas do poder, acha que vai ficar por isso mesmo e ninguém vai descobrir a queima de arquivo que está sendo feita, assim como ocorreu com o PC Farias que, perto da turma atual, parece mais um trombadinha, visto que os atuais roubam de milhões.

    Já deu pra perceber, o PT quer ver o Brasil como um conto de fadas. O Lula não enxerga a criminalidade assolando o país, a população cada vez mais carente e desempregada, os produtores endividados e só ele, o presidente, sorrindo, dizendo que tudo isso é mentira, que ele não sabe de nada, é assim mesmo.

    Caso o PT não saia do governo agora, estaremos a caminho da bancarrota, pois o ídolo maior do presidente é quem: Fidel. E o que ele está implantando aos poucos em nosso país? Observe e reflita o caminho em que estamos tomando.

  2. Nelson Caetano Santos disse:

    Estou de acordo com os comentários do governados Blairo Maggi. Ele está certíssimo quando afirma que o presidente Lula só tem olhos para Brasília, esquecendo que o Agronegócio brasileiro é que sustenta boa parte de nossas economias.