MS: liminar impede conclusão dos abates
17 de janeiro de 2006
A crise política e oportunidade para o país
19 de janeiro de 2006

MT: Blairo Maggi recebe pedido de redução do ICMS

Representantes da pecuária no Mato Grosso se reuniram ontem com o governador Blairo Maggi para discutir os principais problemas enfrentados pelo setor. Segundo nota publicada pela assessoria de imprensa da Federação da Agricultura e Pecuária do Mato Grosso (Famato), entre as dificuldades expostas, tais como questões sanitária e ambiental, foi discutido o aumento do ICMS para gado em pé.

Os produtores solicitaram que o governo reedite a medida que estabelece em 3% a alíquota do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), atualmente estabelecida em 12%. Segundo o representante da Famato junto ao Fórum Nacional da Pecuária de Corte, Eduardo Alves Ferreira Neto, “elevando a taxa do ICMS, o governo inibe a saída de animais para outros estados brasileiros e cria uma grande reserva de mercado.”

A excessiva oferta do produto promove a queda do preço da arroba e o congestionamento na escala de abate, uma vez que as 33 plantas frigoríficas instaladas no Estado, não atendem a demanda que deve registrar neste ano, um rebanho superior a 28 milhões de cabeças.

Os comentários estão encerrados.