Serão inaugurados hoje, no município de Cáceres (210 km a oeste de Cuiabá), dois matadouros, implantados de acordo com as normas do Serviço de Inspeção Sanitária Estadual (SISE). Serão os primeiros a cumprir as exigências da Lei Estadual 6.338, que especifica as normas para o abate e a comercialização de produtos de origem animal dentro do estado de Mato Grosso.
Os matadouros Juba e Santo Antonio começam a funcionar depois de atender a condições de instalações, equipamentos, exigências ambientais e burocráticas, passando a ter fiscalização sanitária estadual através do Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso (Indea-MT).
O coordenador de inspeção sanitária de produtos de origem animal (Cispoa/Indea), veterinário Célio Ofugi, informa que o grande benefício dos matadouros, ao obedecer normas do SISE, se refere à questão da saúde pública. Outros benefícios abrangem diretamente o município que passa a ter o controle da tributação do produto, além dos próprios empresários, que passam a ter oportunidade de ampliar seus negócios, já que o SISE permite a comercialização da carne em âmbito estadual.
Segundo Ofugi, os novos matadouros passam a ter um veterinário como responsável técnico em seu quadro de funcionários, a quem cabe a verificação da origem de cada animal abatido. O SISE acaba também com a comercialização de carne in natura sem resfriamento. “É um serviço que atende a todas as etapas preconizadas pelo Ministério da Agricultura”.
Fonte: Diário de Cuiabá/MT (por Clarice Navarro Diório), adaptado por Equipe BeefPoint