Mato Grosso superou mais uma vez a expectativa na vacinação contra febre aftosa com a campanha de 2004, que imunizou 98,77% do rebanho bovino e bubalino mato-grossense. Outra novidade é que o Estado reafirma novamente o status de campeão nacional na pecuária, registrando um aumento de 1,29 milhão de cabeças e chegando à marca de um rebanho de 26 milhões de bovinos, sendo que na campanha foram imunizados 25.685.465, e também de maior produtor de carne bovina do País.
Os números foram divulgados nesta sexta-feira (14.01) pelo Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso (Indea) e Secretaria de Desenvolvimento Rural (Seder), que junto com a Delegacia Federal de Agricultura, Federação Mato-Grosssense de Agricultura e Pecuária (Famato) são parceiros na realização e condução da campanha contra aftosa no Estado.
O índice do ano passado superou o de 2003, quando foram vacinados 98,70% e os dados apontam que várias regiões do Estado recuperaram o índice vacinal, sendo que grande parte foi alcançado no período de imunização estabelecido por lei.
O Indea registrou vacinação compulsória em cerca de 13 mil propriedades, onde os produtores não realizaram a imunização no período previsto, sendo imunizados mais de 318 mil bovinos. A porcentagem de bovinos sem imunização corresponde a 300 mil cabeças em todo o Estado.
“O Estado continuará e irá reforçar ainda mais a biossegurança animal, para que possamos manter cada vez mais a pecuária de vanguarda, que somente é alcançada com investimentos”, frisou o secretário de Desenvolvimento Rural, Otaviano Pivetta, acrescentando “as barreiras sanitárias são a maior preocupação e repercutem em todo o segmento produtivo e somente os investimentos é que irão garantir que Mato Grosso possa continuar produzindo carne de qualidade e competitiva, atentando para quatro aspectos: a sanidade, genética, nutrição e condições humanas de trabalho”, finalizou.
Fonte: Secom-MT (por Raquel Teixeira), adaptado por Equipe BeefPoint