Na próxima terça-feira (06), vence o prazo para conclusão dos inquéritos criminal e administrativo do caso Friboi. Ontem, o delegado federal, Dennis Cali, confirmou a possibilidade de pedir mais trinta dias para que as investigações sejam concluídas.
Ele explica que a perícia nos quatro computadores apreendidos, no dia 11, no Frigorífico Friboi, em Araputanga, e levados à sede da PF ainda não está concluída. Cali disse que não pode antecipar nada sobre as investigações.
Em 6 de agosto, equipes da Polícia Federal e da Superintendência Federal de Agricultura (SFA/MT) apreenderam no posto fiscal Flávio Gomes, em Cuiabá, 25 toneladas de carne bovina congelada do frigorífico Friboi, procedentes de Araputanga e com destino ao porto de Santos (SP), de onde seguiriam para exportação.
As cerca de mil caixas apreendidas continham selos de SIF irregulares sob o número 385, que pertencem à planta Friboi de Andradina (SP). Sendo a mercadoria procedente de Araputanga, o SIF deveria ter o número 2979 e não 385. A prática foi denunciada à SFA/MT, que realizou uma ação conjunta com a PF.
O delegado explica que toda a investigação é feita com cautela. “Há a suspeita de falsificação do SIF, mas as investigações ainda estão sendo realizadas. Cabe à PF confirmar a falsificação que, sendo constatada, terá de ter seus responsáveis apontados”.
Fonte: Diário de Cuiabá/MT (por Marianna Peres), adaptado por Equipe BeefPoint