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MT: CentroBoi busca apoiar a compra/venda do pecuarista

Com o objetivo de dar ao pecuarista melhores condições de comercialização, a Famato (MT), Famasul (MS) e a Faeg (GO) idealizaram para os três estados as centrais de comercialização de boi (CentroBoi). No Mato Grosso, o CentroBoi foi lançado oficialmente em 16 de dezembro de 2005 e está atuando desde o dia 2 de janeiro deste ano.

Os primeiros objetivos do arranjo são de intermediar a negociação dos produtores de gado de corte com frigoríficos e fornecedores de insumos, sendo os sindicatos rurais de cada cidade a interface com o pecuarista. Quem deu as informações ao BeefPoint foi Luciano Vacari, analista de mercado do CentroBoi/MT.

Economias de escala

Em uma frente, a central reúne os pecuaristas para formar lotes de bois terminados, o que melhora as condições de comercialização através dos ganhos de escala. Com isso, além de conseguir preços melhores na venda, a central dá suporte na negociação de contratos na BM&F. As informações de mercado e a operacionalização dos contratos na BM&F, são viabilizadas por uma parceria entre o CentroBoi e a corretora de mercado Hencorp Commcor.

Esse ganho de escala deverá beneficiar também a compra de insumos. Segundo Luciano, as compras em maiores escalas oferecem mais vantagens. Tanto nas operações de compra quanto de venda, os recursos da central são obtidos pela contribuição de 0,2% do valor das transação no mercado físico.

Capacitação dos produtores

Em outra frente de atuação, o CentroBoi irá, através do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Mato Grosso (Senar/MT), realizar treinamentos nas fazendas dos produtores. O primeiro passo é melhorar a capacitação na gestão de custos, variável fundamental na tomada de decisão nas operações de hedge. A longo prazo, o objetivo é a padronização da produção através da capacitaçõe dos pecuaristas.

Resultados

Com cerca de um mês de operação, a central conta com resultados concretos. “Já conseguimos, na média, um real a mais na @”, afirmou Luciano, se referindo às vendas no mercado físico. Em janeiro, o CentroBoi intermediou a venda de cerca de 2000 animais e negociou 300 contratos na BM&F.

Hoje a central tem 72 produtores cadastrados, principalmente nas regiões de Juína/MT e Cáceres/MT. Segundo Luciano, aumentar a adesão dos produtores é um desafio. “Sempre tem aquele que é meio reticente. Por isso é importante mostrar resultados concretos”, concluiu.

Otavio Negrelli, Equipe BeefPoint

0 Comments

  1. Joaquim Espíndola de Almeida disse:

    Parabéns pela iniciativa de formar essa central, porque só assim vamos conseguir tomar as rédeas de negociar o preço da carne, esse alimento tão nobre e fundamental na nossa alimentação.

    Não sou pecuarista, mas tenho grande convivência com pecuarista dos estados do MS, TO, PA e MT, essa convivência se da pela consultoria que faço desde 1996 na área de controle biológico das cigarrinhas-das-pastagens.