O maior produtor de carne do país, o Estado de Mato Grosso, está criando um instituto para cuidar da carne. A exemplo do Inac (Instituto Nacional de Carnes) do Uruguai, o Imac (Instituto Mato-Grossense da Carne) vai alinhavar os principais desafios e programas a serem desenvolvidos pelo setor.
O Imac não se limitará à análise dos problemas e soluções voltados para o campo, mas também do marketing, chegando às donas de casa.
O instituto terá um caráter privado, mas com participação do governo. Será formado por representante de produtores, de frigoríficos e de outros setores ligados ao agronegócio. Por ora, está confirmada a presença dos produtores, que colaborarão com R$ 1 por boi vendido; da indústria frigorífica, que participará com R$ 2 por boi; e do Estado, que colocará o mesmo valor desembolsado pelos produtores. Os fornecedores de insumos também foram convidados a fazer parte do conselho a ser formado para a administração do instituto. Os produtores de ração aceitaram o convite, e está sendo decidida como será a participação.
O assunto está sendo discutido na Assembleia Legislativa de Mato Grosso, podendo ser aprovado nos próximos dias. O instituto estará ligado à Secretaria de Desenvolvimento Econômico.
Fonte: Folha de São Paulo, resumida e adaptada pela Equipe BeefPoint.