Até dia 31 de maio, MT espera vacinar 10,8 milhões de cabeças de gado com idade de zero a 14 meses. Esse número representa 40% do rebanho do estado, estimado em 26,8 milhões. Os pecuaristas terão até 10 de junho para fazer a comunicação da vacinação aos escritórios regionais do Indea/MT. A etapa de maio de 2005 obteve índice de cobertura vacinal de 98,5%.
Como quase metade do rebanho está localizado em pequenas propriedades, o Indea/MT adotou medidas de intensificação que visam a efetivação da vacina nesses animais. Esta campanha será intensificada nos oito municípios do estado que tiveram o índice de vacinação abaixo de 85%.
O Indea também deve aumentar o controle das revendas de vacinas. Atualmente já é feito o controle de verificação de temperatura, das condições de conservação, dos lotes de vacinas que chegam nas revendas. Agora, o órgão estenderá este controle aos pecuaristas que compram fora do estado, seja indiretamente de laboratórios ou em revendas, de acordo com notícia do Diário de Cuiabá.