Como ultrapassar o falso dilema produção versus comercialização?
8 de agosto de 2005
Irlandeses reclamam de importação de carne brasileira
10 de agosto de 2005

MT: Expoagro fatura menos com leilões este ano

Apesar do quadro recessivo que caracterizou o agronegócio no primeiro semestre do ano, a Expoagro 2005 registrou maior número de animais comercializados nos leilões em relação à feira do ano assado em Mato Grosso. O faturamento, contudo, registrou queda de 30% em função da baixa cotação da arroba do boi e devido ao menor número de animais PO leiloados.

Este ano, de acordo com levantamento da Associação dos Criadores de Mato Grosso (Acrimat), foram vendidos 8,53 mil animais, contra os 7,84 mil arrematados no ano passado.

Nesta edição foram realizados também mais leilões que em 2004. “Tivemos 25 leilões, enquanto no ano passado foram realizados 22”, informa o presidente da Acrimat, Jorge Pires.

O número de animais de elite (PO) ofertados foi menor. No ano passado, foram vendidos 1,41 mil animais e este ano foram a leilão apenas 1,11 mil cabeças. “O importante é que todos os animais expostos nos leilões foram vendidos. Os valores são menores em virtude dos preços da arroba do boi e da crise na pecuária como um todo”, justifica Pires.

Foram expostas nove raças, sendo nelore a que apresentou maior número de animais (802) para venda. Outras oito raças marcaram presença: nelore mocho, cararu, girolanda, brahman, gir, mocho guaporé e guzerá.

Fonte: Diário de Cuiabá/MT, adaptado por Equipe BeefPoint

Os comentários estão encerrados.