A IV ExpoBrangus, primeira exposição de animais indoor do Centro-Oeste, está sendo marcada por um novo estilo na pecuária brasileira, que pouco a pouco, vai ocupando o espaço dos tradicionais parques de exposições e concretizando os ares modernos que fazem parte da rotina dos criadores.
Em um pavilhão cimentado, amplo, coberto e com ar umidificado, estão expostos 78 animais de argola e no pátio externo um curral foi improvisado e apresenta outros 118 Brangus rústicos. A exposição será realizada até amanhã (26), no pavilhão de eventos do Centro de Eventos Pantanal, em Cuiabá.
Após a abertura oficial de ontem (24), a programação teve início com o julgamento da raça com as fêmeas de argola. A grande campeã foi escolhida após o julgamento das melhores de cada campeonato. A grande campeão do circuito nacional foi a novilha maior, Brangus F A 1354, de 25 meses, 635 quilos e com um bezerro macho ao pé. A vencedora é de propriedade de Nércio de Souza Filho, de Ipameri, Goiás.
A reservada de grande campeã foi a também novilha maior de 24 meses e 606 quilos, Brangus da NP de propriedade de Joaquim Pacca Júnior de Inocência, Mato Grosso do Sul. Para se chegar à vencedora foram escolhidas as melhores das categorias, bezerra, novilha menor, novilha maior, vaca jovem e vaca adulta.
Para o anúncio do melhor touro Brangus da quarta edição nacional da exposição o processo foi o mesmo e grande campeão foi o touro senior, Juquiry Red, de 37 meses e 1049 quilos, de propriedade de João Francisco Tellechea Filho, de Uruguaiana, Rio Grande do Sul. Também gaúcho e touro senior, o reservado de grande campeão foi Bem Te Vi de Paineiras, 36 meses e 1036 quilos, de propriedade de Flávio Bastos Tellecha.
Segundo o presidente do Núcleo de Criadores de Brangus de Mato Grosso, Alfredo Soubihe Neto, o evento está sendo uma excelente vitrine para a expansão da criação em todo o estado.
Fonte: Diário de Cuiabá/MT, adaptado por Equipe BeefPoint