Mercados Futuros – 02/09/08
2 de setembro de 2008
Amazônia Legal: títulos em até 15 módulos
4 de setembro de 2008

MT: exportação de carne à UE é feita por 19 propriedades

A quantidade de Estabelecimentos Rurais Aprovados Sisbov (Eras) habilitados a exportar carne bovina in natura à União Européia (UE) aumentou 850% de maio até ontem, passando de duas propriedades no quinto mês do ano para 19 atualmente.

A quantidade de Estabelecimentos Rurais Aprovados Sisbov (Eras) habilitados a exportar carne bovina in natura à União Européia (UE) aumentou 850% de maio até ontem, passando de duas propriedades no quinto mês do ano para 19 atualmente.

Depois que a comunidade européia detectou falhas no sistema de rastreabilidade brasileiro, o que acarretou no embargo da carne ao mercado durante quase cinco meses, as autoridades sanitárias do país, intensificaram a fiscalização das fazendas, o que vem aumentando gradativamente o número de Eras que estão sendo integradas à lista com autorização para enviar carne ao exterior.

O fiscal federal agropecuário do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), em Mato Grosso, Guilherme Reis Coda Dias, afirma que atualmente estão sendo vistoriadas cerca de 10 propriedades por semana e a meta é chegar até o final deste mês a 20 estabelecimentos rurais. Desta forma, conforme ele, será possível ampliar a lista mato-grossense para que as exportações voltem aos patamares de antes da proibição da venda ao país. “Os fiscais do Mapa e do Instituto de Defesa Agropecuária (Indea) estão sendo treinados e neste momento estão participando da parte prática do treinamento que é a visita às fazendas, assim conseguimos aumentar nossa participação na lista”.

De acordo com Dias, em Mato Grosso existem em torno de 1,7 mil propriedades na área habilitada cadastradas no Sisbov e outras 1,3 mil na área não habilitada à exportar à UE. Mas conforme ele, várias medidas estão sendo tomadas para que o volume de fazendas aumente. “Participaremos junto com outras superintendências da Agricultura de uma reunião hoje em Brasília para harmonizar o envio de relatórios de auditorias dos Eras”.

O consultor de Pecuária de Corte da Federação da Agricultura de Mato Grosso (Famato), Luiz Carlos Meister, considera que mesmo em pequena quantidade, as fazendas autorizadas novamente a exportar o produto ao bloco econômico é relevante, pois significa que o governo brasileiro e a autoridade estadual estão preocupados em aumentar a lista e recolocar o Estado na posição de exportador de carne bovina.

“Em breve vai aumentar, temos outras 150 propriedades na fila para serem auditadas. Se a equipe não tivesse outros afazeres teríamos mais agilidade na auditoria, mas os fiscais têm de atender outras áreas também, diz o consultor ao informar que a regularmente são enviadas novas listas ao ministério, que reencaminha para o serviço de inspeção europeu.

A reportagem é do jornal A Gazeta/MT, resumida e adaptada por Equipe BeefPoint.

Os comentários estão encerrados.