Para retomar os serviços, o Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso (Indea/MT) entrou ontem com uma ação de manutenção de posse, com pedido de liminar, no Fórum de Cuiabá para que sejam retiradas as barreiras feitas por pecuaristas nas entradas de 40 dos 136 escritórios do órgão espalhados pelo estado.
Nos escritórios onde a entrada dos servidores está liberada, os manifestantes não permitem a entrada dos usuários. A atitude tornou inviável a prestação de serviços, inclusive na área de defesa vegetal.
De acordo com matéria do Diário de Cuiabá, com o fechamento, ficam suspensos todos os serviços prestados, como os da área de defesa sanitária animal e vegetal, identificação e cubagem de madeira e as emissões das Guias de Transporte Animal (GTAs). Cerca de 1,2 mil GTAs são emitidas por dia em todo o MT.
A Acrimat deve realizar uma reunião para definir os rumos do movimento de acordo com as decisões judiciais que forem sendo expedidas e com o resultado da reunião de ontem entre os governadores e o presidente Lula, em Brasília.