O Indea (Instituto de Defesa Agropecuária) e o Mapa prorrogaram até o dia 10 de dezembro a terceira etapa da campanha de vacinação contra a febre aftosa de todo rebanho bovino e bubalino de Mato Grosso. O prazo inicial expiraria no próximo dia 1o de dezembro. Com a prorrogação, a notificação da imunização em qualquer escritório do Indea terá que ser feita, obrigatoriamente, até 23 dezembro.
Segundo o presidente do Indea, Décio Coutinho, a prorrogação foi necessária em decorrência da distribuição e chegada da vacina no estado, que provocou falta de doses. Até o momento chegaram 22 milhões de doses, de um total demandado de 27,5 milhões.
Segundo ele, em decorrência da falta de vacinas no mercado, os sindicatos dos trabalhadores rurais, associações de produtores e secretarias municipais de agricultura solicitaram a prorrogação da campanha.
Na quarta-feira passada, o superintendente federal de Agricultura em Mato Grosso, Paulo Bilego, afirmou que mais um lote de 5 milhões de doses está a caminho. Bilego assegurou que não faltará vacina para esta etapa. “O abastecimento está garantido e todos os pecuaristas podem ficar tranqüilos que terão vacina em quantidade suficiente para abastecer o seu rebanho”, disse, lembrando que este ano o índice de vacinação na primeira quinzena superou todos os recordes.
Fonte: Diário de Cuiabá/MT, adaptado por Equipe BeefPoint