Com o segundo maior rebanho bovino do Mato Grosso, 920 mil cabeças, o município de Juara obteve um dos maiores índices de cobertura vacinal em todo o estado, 99,35% do rebanho, na segunda etapa de vacinação antiaftosa, realizada em maio.
Além do resultado geral da vacinação estadual, que foi considerado um dos melhores nos últimos 12 anos, a imunização na região do Vale do Arinos é também avaliada como excelente, considerando-se a extensão do rebanho e a distância das propriedades, tanto pequenas, como as de grande criação. A região, que abrange quatro municípios, tem um rebanho estimado em cerca de 1,5 milhão de cabeças.
O presidente do Instituto de Defesa Agropecuária do Estado (Indea/MT), Décio Coutinho, ressaltou que os índices de cobertura vacinal cresceram em todo o estado. “Em todas as regiões houve aumento no número de vacinações em relação a maio de 2004. E em relação a fevereiro de 2005, havia 20 municípios com índice inferior a 90% de cobertura”.
O superintendente federal de Agricultura em Mato Grosso, Paulo da Costa Bilego, também comemorou os resultados alcançados nos últimos anos. Segundo ele, a imunização do rebanho abre possibilidade para a conquista de novos mercados externos que importam a carne mato-grossense. “Missões de vários países já visitaram nosso estado para verificar a sanidade animal e as condições dos frigoríficos. E índices como esses nos fornecem a tranqüilidade para trabalhar a conquista de outros mercados”, afirmou.
Fonte: Diário de Cuiabá/MT, adaptado por Equipe BeefPoint