A segunda etapa da vacinação contra febre aftosa será lançada hoje pelo Instituto de Defesa Agropecuária do Estado de Mato Grosso (Indea/MT) e pela Secretaria de Desenvolvimento Rural (Seder), na Estância Zebuína. Nesta etapa, a imunização é obrigatória para bovinos e bubalinos de zero a 24 meses de idade. A expectativa do órgão é atingir 9,5 milhões de cabeças, cerca de 40% do rebanho estadual, atualmente com 22,5 milhões de animais.
O presidente do Indea, Décio Coutinho, explicou que os pecuaristas terão até o dia 10 de junho para efetuar a comunicação da vacina ao instituto ou no escritório do Indea mais próximo da sua cidade.
A primeira etapa da vacinação, realizada em fevereiro, teve como alvo animais de zero a doze meses de idade e, segundo Coutinho, foi a melhor dos últimos anos. “Se compararmos esta etapa com as realizadas em anos anteriores, neste ano atingimos a marca de imunizar cerca de 600 mil bezerros a mais do que em 2002”, apontou.
Coutinho afirmou que não há preocupação quanto ao estoque disponível de vacina. O valor da dose está sendo comercializado, em média, a R$ 0,90 na Capital, preço muito próximo da cotação de mercado da vacina durante a etapa de fevereiro.
O Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para Saúde Animal (Sindan) afirmou que no próximo dia 5 de maio está prevista a liberação de mais 13 milhões de doses, que atenderão plenamente a campanha. Segundo dados do Sindan, durante o mês de abril, foram comercializadas cerca de 5,8 milhões de doses no Estado.
Fonte: Diário de Cuiabá/MT (por Marianna Peres), adaptado por Equipe BeefPoint