Análise semanal – 19/10/2005
19 de outubro de 2005
Sobe para 41 países que fecharam mercado para o Brasil
21 de outubro de 2005

MT mantém ações tomadas até agora

A confirmação da presença do vírus da febre aftosa no município de Japorã, a cerca de 25 quilômetros de Eldorado, onde foi registrado o primeiro caso da doença, ambos no extremo sul do Mato Grosso do Sul, não altera, por enquanto, as ações desencadeadas pelas autoridades sanitárias de Mato Grosso. É o que informou o superintendente Federal de Agricultura em Mato Grosso, Paulo Bilego.

“Se houver a confirmação de mais estes casos por parte do ministério, nossa conduta permanecerá inalterada, pois os novos focos estão dentro da área de isolamento, que engloba Eldorado e mais quatro cidades vizinhas, entre elas, Japorã”, esclareceu.

Bilego disse que, infelizmente, a confirmação de novos focos naquela região já era esperada em função da proximidade entre as propriedades e por ser uma área de fronteira. “Ainda é cedo para se ter uma dimensão da extensão da doença em Mato Grosso do Sul”.

Por enquanto, aplicam-se, em Mato Grosso, as ações anunciadas no dia 10, data em que o ministério confirmou o foco de Eldorado. Está proibido, por tempo indeterminado, o trânsito de animais, produtos e subprodutos do boi que tenham como origem cinco municípios sul-mato-grossenses. Além desta cidade, o impedimento vale para os municípios de Iguatemi, Itaquiraí, Japorã e Novo Mundo.

Técnicos estaduais enfatizam que os focos estão a mais de 1,1 mil quilômetros de distância das barreiras mato-grossenses. “O trânsito de animais do extremo sul do MS é praticamente nulo para nosso estado”, garantiu Bilego.

Fonte: Diário de Cuiabá/MT (por Marianna Peres), adaptado por Equipe BeefPoint

Os comentários estão encerrados.