Atacado – 14/11/08
14 de novembro de 2008
Mercados Futuros – 17/11/08
18 de novembro de 2008

MT: Meister aposta no crescimento da exportação à UE

As exportações mato-grossenses de carne bovina para União Européia poderão atingir em 2009 a cifra de US$ 500 milhões, um salto de 100% em relação aos números consolidados de 2007. A previsão é do consultor da área pecuária da Federação da Agricultura do Estado (Famato) Luís Carlos Meister. A projeção leva em consideração todo um potencial de oferta por parte do Estado, como também, a manutenção do "apetite" europeu pela carne bovina brasileira e consequentemente, a mato-grossense.

As exportações mato-grossenses de carne bovina para União Européia poderão atingir em 2009 a cifra de US$ 500 milhões, um salto de 100% em relação aos números consolidados de 2007. A previsão é do consultor da área pecuária da Federação da Agricultura do Estado (Famato) Luís Carlos Meister.

Para Meister a projeção leva em consideração todo um potencial de oferta por parte do Estado, como também, a manutenção do “apetite” europeu pela carne bovina brasileira e consequentemente, a mato-grossense.

“Este crescimento deverá ocorrer em função da habilitação do restante do Estado para exportar carne in natura à União Européia e o credenciamento de mais frigoríficos de Mato Grosso. A liberação de todo o Estado dará um novo alento às nossas exportações”, frisou Meister.

“Mas é preciso também que novas plantas frigoríficas sejam adaptadas a esta nova realidade, visando o atendimento da oferta de produtos que estarão disponíveis em grande escala no mercado regional”, lembrou Meister.

Ele diz que os pecuaristas estão procurando fazer sua parte no sentido de garantir a rastreabilidade do rebanho bovino. “Apesar do rigor da União Européia, os pecuaristas têm conseguido atender a todas as exigências. Prova disso é o número de propriedades habilitadas a exportar para os europeus, que tem aumentado praticamente toda semana”, afirma Meister.

Até agora, segundo ele, 84 propriedades de Mato Grosso já foram credenciadas pelos europeus, totalizando um rebanho de aproximadamente 270 mil bovinos que aptos à exportação para a União Européia.

Além dessas propriedades, mais 254 estão aguardando habilitação. “Na verdade, falta apenas a auditagem, pois as fazendas já cumpriram todos os pré-requitos, passando pelo processo de identificação e colocação dos brincos nos animais”.

De acordo com ele, em Mato Grosso são 104 mil propriedades rurais. Desse total, cerca de mil fazendas – concentrando um rebanho bovino de dois milhões de cabeças – estão em condições de solicitar sua habilitação junto à União Européia.

“Acredito que o credenciamento é só uma questão de tempo mesmo”, afirmou Meister.

A matéria é de Marcondes Maciel, publicada no Diário de Cuiabá, resumida e adaptada pela Equipe BeefPoint.

Os comentários estão encerrados.