Programa Carne Angus registra incremento de 56%
18 de julho de 2005
Paraguai terá que ser inspecionado para exportar
20 de julho de 2005

MT: missão dos EUA avalia frigoríficos

Técnicos da missão norte-americana encerram hoje a auditagem das condições higiênico-sanitárias dos frigoríficos de Mato Grosso que exportavam carne cozida enlatada para aquele país até o dia 5 de maio. A última parada dos técnicos é na unidade do frigorífico Friboi, localizada em Araputanga, com média de abate de mil cabeças/dia. A missão está no Brasil desde o dia 6.

A chefe do Serviço de Inspeção de Produtos Agropecuários (Sipag), da Superintendência Federal de Agricultura (SFA/MT), Judi Maria da Nóbrega, explica que na primeira visita dos norte-americanos, realizada no último dia 8, na unidade Sadia, em Várzea Grande (MT), nenhuma observação foi registrada. “Eles não têm alçada para reabilitar a unidade na hora, mas podem descredenciar no momento da visita se constarem irregularidades”, aponta.

Nos dias 11 e 12 os técnicos avaliaram o Laboratório de Apoio aos Produtos de Origem Animal (Lapoa), que funciona nas instalações da SFA/MT. Segundo Judi, nesta visita foram levantados alguns pontos com relação a equipamentos e rastreabilidade das amostras. “Mesmo assim, o Lapoa foi citado como sendo de qualidade”.

No dia 12, a auditagem se concentrou no Serviço de Inspeção de Produtos Agropecuários (Sipag), departamento da SFA/MT, onde verificaram a capacidade e habilidade para a implementação das novas diretrizes instituídas pelo Ministério, ao Serviço de Inspeção do Brasil. “Para os técnicos, capacidade tem a ver com a infra-estrutura deste departamento e habilidade, com a capacitação técnica do pessoal”, explica Judi.

Mesmo com algumas ressalvas ao Lapoa, Judi observa que, essas três primeiras visitas mostraram que Mato Grosso tem condições de atender às exigências norte-americanas. “Nos saímos muito bem nas avaliações individuais. Mas o retorno das exportações será resultado de uma avaliação final que estará levando em conta o conjunto Brasil”.

Ela frisa que mesmo aguardando pela análise do conjunto brasileiro de inspeção federal, espera-se que com a visita ao Friboi todas as unidades retornem às vendas para os Estados Unidos, “pois todos os cuidados foram tomados, assim como todas as medidas corretivas sugeridas, desde o que se aplicava ao pessoal e outras regulamentações, aplicadas”.

A missão avalia, nos dias 20 e 21, plantas em Goiás e do dia 22 a 26, os técnicos ficam reunidos em São Paulo, analisando os dados coletados pelo país. No dia 27, ainda em São Paulo, em uma reunião com autoridades brasileiras, que deverá contar com a presença do ministro da Agricultura, Roberto Rodrigues, a missão dará o veredicto. “Nesta data, após a discussão dos integrantes da missão, saberemos se as exportações serão retomadas ou não. Por mais que a avaliação das unidades mato-grossenses tenham sido satisfatórias aos técnicos, dependemos dos outros estados”, frisa a chefe do Sipag.

Fonte: Diário de Cuiabá/MT (por Marinna Peres), adaptado por Equipe BeefPoint

Os comentários estão encerrados.