Os avanços da agropecuária do Mato Grosso são significativos e, portanto, tem-se muito a comemorar. Mas ainda há necessidade de ajustes para que se evitem impactos socioambientais que poderiam comprometer esse processo. E é justamente essa iniciativa sustentável que o prefeito de Nova Mutum, Lirio Lautenschlager, pretende implementar na região. Pensando nisso a Prefeitura, pretende inovar lançando o Programa MUTUMGAP, que será criado tendo como guia as certificações internacionais de mercado. O programa, que prevê o desenvolvimento de padrões sustentáveis, é voluntário, mas o prefeito acredita que ele será implementado em toda a cadeia que envolve a produção agrícola do município.
O Brasil, segundo especialistas, é o País mais preparado e com reais condições de atender à demanda mundial de alimentos. Segundo o IBGE, a produção agrícola de 2008 bateu o recorde histórico de R$ 148,4 bilhões, R$ 31,4 bilhões a mais que em 2007. O destaque vem sendo algumas cidades do Estado de Mato Grosso, grandes produtoras mundiais de grãos, que nos últimos anos, devido a essa vocação, têm recebido pesados investimentos do setor agroindustrial.
Os avanços são significativos e, portanto, tem-se muito a comemorar. Mas ainda há necessidade de ajustes para que se evitem impactos socioambientais que poderiam comprometer esse processo.
Anderson Figueiredo, da Assessoria MundialFood, salienta que é o ônus que o Estado de Mato Grosso carrega por ser grande produtor de alimentos. “Temos que buscar iniciativas sustentáveis para minimizar ou apagar a imagem ruim do Estado perante os mercados nacional e internacional”, diz ele.
E é justamente essa iniciativa sustentável que o prefeito de Nova Mutum, Lirio Lautenschlager, pretende implementar na região. Pensando nisso a Prefeitura, pretende inovar lançando o Programa MUTUMGAP, que será criado tendo como guia as certificações internacionais de mercado. O programa, que prevê o desenvolvimento de padrões sustentáveis, é voluntário, mas o prefeito acredita que ele será implementado em toda a cadeia que envolve a produção agrícola do município.
Segundo o prefeito, não se quer inventar a roda. “Vamos buscar algo que o mercado conhece e reconhece como padrão de sustentabilidade. Por um lado, queremos demonstrar para a comunidade mundial que estamos empenhados na busca de soluções sustentáveis, minimizando os impactos da atividade agrícola no meio ambiente. E, por outro lado, colocar a nossa produção, que envolve desde pequenos agricultores até grandes complexos rurais, nos mercados mais exigentes. Queremos agregar valor ao nosso produto”.
Para que seja um padrão reconhecido, os requisitos do programa estarão baseados no protocolo de produção agrícola GLOBALGAP. São requisitos que contemplam os aspectos sociais (condições e qualidade de vida dos trabalhadores rurais), ambientais, as boas práticas agrícolas (gestão rural) e padrões de APPCC (segurança do alimento). Apoiado nos alicerces dessa norma internacional o programa terá integridade e padrão de qualidade.
A idéia é desenvolver uma norma equivalente à da GLOBALGAP, mas com características da produção local. Ser equivalente significa ter o status de reconhecimento da GLOBALGAP e assim, os produtos certificados entrariam sem barreiras nas grandes redes de supermercados mundiais.
O MUTUMGAP pretende criar uma série de modificações na estrutura organizacional do município e, assim, fazer com que seus produtores acessem um mercado qualitativo.
Para Marcelo Holmo, que coordenou o Grupo de Trabalho da GLOBALGAP no Brasil, essa iniciativa traz grande entusiasmo ao setor: “vimos que a melhor solução não é ficarmos sentados, reclamando das notícias divulgadas sobre os impactos ambientais causados pela produção agrícola mato-grossense. Até porque, muitas vezes, essas notícias são infundadas. A iniciativa da prefeitura de Nova Mutum será uma referência para outras regiões de como produzir de forma sustentável, com base em uma certificação de credibilidade, validada pelas grandes redes de compradores internacionais e por investidores”. Para ele, atender aos anseios dos consumidores, através do novo programa e estar de acordo com os principais requisitos das redes de varejo do mundo são passos inteligentes que o município dá em sua recuperação econômica nessa nova fase pós-crise.
O Programa MUTUMGAP é uma parceria que envolve a prefeitura, empresas agrícolas e toda a cadeia produtiva da região, tornando assim Nova Mutum como o primeiro município no Brasil a adotar um programa de certificação, voluntário, para atendimento dos mercados nacional e internacional.
Segundo o prefeito Lirio Lautenschlager, a principal idéia com a iniciativa do MUTUMGAP é a de criar um conceito de produção e uma marca própria para os produtos originados no município. “A meta é sermos divulgados no mercado internacional como o primeiro município no Brasil a desenvolver um programa de certificação para atendimento a requisitos globais de comércio. Com isso derrubamos barreiras protecionistas, fortalecemos a imagem do município e das empresas parceiras do projeto, promovendo boas ações de sustentabilidade agrícola através da aliança com toda a cadeia produtiva e com o mercado consumidor.”
As informações são da Prefeitura de Nova Mutum e da MundialFood, resumidas e adaptadas pela Equipe BeefPoint.
0 Comments
Parabéns pela iniciativa, Nova Mutum saí na frente para atender consumidores com qualidade total e com renda aos produtores rurais.