Análise semanal – 19/07/06
19 de julho de 2006
Evento da AgriPoint traz abordagem inédita sobre gestão de fazendas
21 de julho de 2006

MT: otimismo com visita da Rússia

Os pecuaristas de MT esperam que a missão russa, que chegou ao Brasil esta semana suspenda o embargo às carnes do estado, determinado devido à aftosa. Na opinião do coordenador da Área Pecuária da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado (Famato), Luís Carlos Meister, tudo o que estava previsto pela comunidade internacional foi feito com grande eficiência no Paraná e Mato Grosso do Sul. “Se o parecer for positivo, temos grandes chances de conseguir a nossa liberação e retomar as exportações para aquele importante mercado”, disse.

A Associação dos Criadores do estado (Acrimat) também aposta em uma liberação imediata das exportações para a Rússia após a visita dos técnicos. “Somos penalizados por causa dos preços, já que há uma super oferta no mercado interno. Os russos são muitos rigorosos nesta questão [controle sanitário], mas eles usam este pretexto também para pressionar o mercado e barganhar preços”, considerou o diretor tesoureiro da Acrimat, Júlio Rocha. A matéria é de Marcondes Maciel, com colaboração de Marianna Peres Franco, para o Diário de Cuiabá/MT.

Veja abaixo os números da Secex sobre as exportações de carne bovina in natura do MT à Rússia.

Exportações de carne in natura do MT à Russia

Errata: no dia 28 de julho de 2006, a assessoria de imprensa do Mapa informou que a missão russa deve desembarcar somente em 01/08/06

Os comentários estão encerrados.